Bolsa familia
FICHAMENTO
ICÓ-CE
2011
FACULDADE VALE DO SALGADO
MARIA ALAIDE PIRES MOREIRA
Trabalho para submissão de nota parcial da AV2, do estágio supervisionado II do curso de Serviço Social, V semestre da professora Katiana Bezerra Bastos.
ICÓ-CE
2011
REFERENCIAS
PARAMETROS PARA A ATUAÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS PARA A ASSISTÊNCIA SOCIAL.
“A política de Assistência Social, legalmente reconhecida como direito social e dever estatal pela constituição de 1988 e pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), vem sendo regulamentada intensivamente pelo Governo Federal, (...) o objetivo com esse processo é consolidar a Assistência Social como política de Estado.” (p.04).
“Para a efetivação da Assistência Social como política pública, contudo, é imprescindível sua integração e articulação à seguridade demais política sociais.” (p.04).
“Dito de outro modo a assistência social não pode ser entendida como uma política exclusiva de proteção social, mas se devem articular seus serviços e benefícios aos direitos assegurados pelas demais políticas sociais, a fim de estabelecer, no âmbito da Seguridade Social, um amplo sistema de proteção social.” (p.05).
“Tendo em vista que a função do Assistente Social estabelecida pela PNAS é garantir proteção social básica e especial, é fundamental definir claramente o que e quais são as ações e serviços sócio-assistenciais que possuem o caráter de básico e de especial, pois esse é um requisito imprescidínvel para estruturação do trabalho dos(as) profissionais que atuam nessa política social.” (p.06).
“A indicação do SUAS é de que os serviços sócio-assistenciais de proteção social básica serão