Bolo-Aluminio
OS ELEMENTOS BORO E ALUMÍNIO E SEUS COMPOSTOS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
CURITIBA
2013
AULA PRÁTICA
AS ELEMENTOS BORO E ALUMÍNIO E SEUS COMPOSTOS
1ª Parte – Ácido bórico, óxido de boro e boratos. Uma pequena porção de ácido bórico foi colocado em um tubo de ensaio seco e este foi colocado em cima da chama de um bico de bunsen, e ao ser aquecido houve uma borbulhação e o derretimento do ácido, pois o ácido bórico tem baixo ponto de fusão.
Em 3 tubos de ensaio foi dissolvido uma pequena porção de ácido bórico em água destilada.
Tubo 1: Ácido bórico em água destilada. Foi adicionado a este 3 gotas de azul de bromotimol. Sua coloração continuou amarela.
Tubo 2: Ácido bórico em água destilada. Foi adicionado a este 3 gotas de fenolftaleína. Sua coloração continuou incolor.
Tubo 3: Ácido bórico em água destilada. Foi adicionado a este 3 gotas de fenolftaleína. Sua coloração ficou amarela.
Os 3 Indicadores, apontaram que o meio é ácido.
2ª Parte – Obtenção de éster metílico do ácido borco B(OCH3)3 Foi adicionada em um tubo de ensaio seco uma pequena porção de ácido bórico, neste foi acrescentado 1mL de ácido sulfúrico concentrado e 2mL de metanol. Em seguida aqueceu-se o tubo cuidadosamente, até a liberação de vapores. O vapor liberado foi posto a chama, onde houve o aparecimento de uma chama verde na boca do tubo de ensaio, causada pela formação de B(OCH3)3 ao álcool ser inflamado.
H3BO3 + CH3OH + H2SO4 ↔ B(OCH3)3 + H2O + (HSO4)
3ª Parte – Comportamento a temperatura elevada. Aqueceu-se um pedaço de lâmina de alumínio suspenso pela pinça de madeira na chama do bico de bunsen, que fez a coloração do fogo se tornar mais alaranjado. Em seguida, soprou-se uma pequena porção de pó de alumínio através da chama do bico de bunsen, o que fez o fogo ficar com uma coloração azul esverdeado.
. Explicando melhor, nota-se o efeito passivo do alumínio sob a