Bolico Et Al
e-ISSN 1983-0572
Publicação do Projeto Entomologistas do Brasil www.ebras.bio.br Distribuído através da Creative Commons Licence v3.0 (BY-NC-ND)
Copyright © EntomoBrasilis
Mirmecofauna (Hymenoptera, Formicidae) de
Duas Marismas do Estuário da Lagoa dos Patos, RS:
Diversidade, Flutuação de Abundância e Similaridade como Indicadores de Conservação
Cristiane Ferras Bolico¹, Eduardo Alves Oliveira², Marcel Lucas Gantes¹, Luiz Felipe Cestari Dumont¹,
Daiane Silveira Carrasco¹ & Fernando D’Incao¹
1. Universidade Federal do Rio Grande, e-mail: cristiane.bolico@furg.br (Autor felipe_dumont@hotmail.com, daiane_carrasco@hotmail.com, dincao@mikrus.com.br. eduardo.ao@al.iffarroupilha.edu.br. para correspondência), marcelgantes@furg.br,
2. Instituto Federal Farroupillha, e-mail:
_____________________________________
EntomoBrasilis 5 (1): 11-20 (2012)
Resumo. O trabalho objetiva inventariar a mirmecofauna de duas marismas distintas e estimar a diversidade, similaridade, bem como relacionar a temperatura, umidade relativa do ar e a pluviosidade aos padrões de flutuação de abundância desses insetos. Além disso, foram reconhecidas as espécies que atuam como indicadores ambientais. O estudo foi realizado em duas marismas localizadas no Estuário da Laguna Lagoa dos Patos, Ilha da Torotama e Molhe Oeste da Barra. Foram capturados 853 formicídeos, distribuídos em 19 gêneros. As duas marismas apresentaram índices de diversidade e abundância semelhantes, Ds = 0,958 e I = 0,042 na Ilha da Torotama e Ds = 0,8889 e I = 0,111 no Molhe Oeste da Barra. As flutuações dos grupos de formicídeos coincidiram em ambas as áreas, ocorrendo os picos durante os meses quentes. Grupos considerados bioindicadores estiveram presentes na amostragem, fornecendo parâmetros de conservação ambiental.
Palavras chave: Bioindicador; Ecossistema Costeiro; Formigas; Insetos; Malaise.
Myrmecofauna (Hymenoptera, Formicidae) of the Two Salt Marshes Patos Lagoon Estuary, RS:
Diversity, Fluctuation of the