trombofilia
9
ARTIGO ORIGINAL / ORIGINAL ARTICLE
Inherited and acquired thrombophilia
TROMBOFILIAS HEREDITÁRIAS E ADQUIRIDAS
Fátima Serrano*
* Especialista em Ginecologia e Obstetrícia
Maternidade Dr. Alfredo da Costa, Lisboa, Portugal.
E -mail: fatima_serrano@hotmail.com
RESUMO
Para além de um risco aumentado de trombose materna, a trombo fi lia tem recentemente vindo a ser asso- ciada a várias complicações obstétri- cas. Neste artigo é efectuada uma revisão sobre as eventuais implica- ções para a gravidez desta entidade.
Palavras -chave:
Trombofilia,
complicações obstétricas.
ABSTRACT
Thrombophilia has recently been associated with adverse pregnancy outcome, such as recurrent pregnancy loss, fetal growth restriction, placental abruption and preeclampsia. In this article, the author reviews thrombo- philia’s potential role in these preg- nancy complications.
Key -words:
Thrombophilia,
pregnancy complications
B
S
P
H
M
2
3
-
3
( n o v a p a g i n a ç a o )
_
3
.
i n d d 9
BSPHM 23-3 (nova paginaçao)_3.indd 9
0
4
-
0
9
-
2
0
0
8
1
0
:
2
6
:
1
9
04-09-2008 10:26:19
10
Boletim da SPHM Vol. 23 (3) Julho, Agosto, Setembro 2008
INTRODUÇÃO
A trombo fi lia é uma desordem multigénica causada por defeitos he- reditários e adquiridos, sendo de fi ni- da como uma predisposição para a trombose 1
.
Para além de um risco aumentado de trombose materna, a trombo fi lia tem vindo a ser apontada como uma das causas possíveis de algumas complicações obstétricas como a per- da embriofetal recorrente, a morte fetal tardia inexplicada, o descola- mento de placenta normalmente in- serida (DPPNI), a restrição de cresci- mento intra -uterino e a pré -eclâm psia.
Estudos desenvolvidos nesta área têm chamado a atenção para um au- mento da prevalência de alguns mar- cadores de risco trombótico genético
(mutações para a Protrombina