bola saltitona
Esta atividade laboratorial tem como objetivo fundamental verificar se existe alguma relação entre a altura de queda de uma bola com a atingida no primeiro ressalto.
Existirá alguma relação entre a altura de que se deixa cair uma bola e a altura atingida no primeiro ressalto?
Esta é uma questão que se pretende estudar nesta atividade, tendo o objetivo de poder respondê-la no final de toda a experiência, fundamentando-a.
Resumidamente pretende-se analisar o movimento de uma bola que caí e ressalta, e com isto, relacionar a altura atingida após o ressalto- r, com a altura à qual esta é deixada cair- c, a partir dos resultados obtidos na experiência.
Introdução teórica
Conceitos relacionados com as transferências de energia:
Variação da energia mecânica da bola durante a queda:
Durante a queda da bola, desprezando-se a resistência do ar, a energia mecânica da bola não varia. Variação da energia mecânica da bola durante o ressalto:
Durante o ressalto da bola, desprezando-se a resistência do ar, a energia mecânica da bola não varia. Há que notar, que se não desprezarmos resistência do ar, existem transferências de energia no processo de queda, colisão e ressalto: na queda e no ressalto a bola perde energia mecânica, mas ganha, ao mesmo tempo com o ar envolvente, energia interna, em que há aquecimento da bola e do ar em volta. Na colisão a diminuição da energia mecânica é resultado do aumento da própria energia interna da bola; Variação da energia mecânica da bola durante a colisão com o solo:
Quando a bola colide com o chão deforma-se sendo parte da sua energia cinética transformada em energia interna donde a energia mecânica da bola diminui após o choque.
Altura máxima atingida pela bola nos sucessivos ressaltos:
Havendo dissipação de energia mecânica na colisão da bola com o solo a energia potencial da bola após o ressalto será cada vez menor e como tal altura máxima atingida pela bola nos sucessivos ressaltos