bola saltitona
Actividade Prática no Laboratório
Programa de Física e Química A
10º Ano
Trabalho Realizado por:
Maria Helena Ferraz
Marta Vilela
Novembro de 2001
Acompanhamento de Professores no Ensino Experimental das Ciências
ÍNDICE
Pág.
Introdução
3
Planificação
4
Relatório
5
Transformações
6
Conclusão
8
Anexos
2
INTRODUÇÃO
O presente trabalho insere-se no âmbito do novo programa de Física e
Química A para o 10º ano de escolaridade na unidade 2 - Energia em movimento e refere-se à actividade prática laboratorial AL 2.2 - Bola saltitona.
A actividade consiste em deixar cair uma bola de diferentes alturas, medir a altura atingida no primeiro ressalto e traçar o gráfico hf = f (hi). A experiência foi realizada com quatro bolas de elasticidades diferentes para simular a situação de trabalho que decorrerá num turno de quatro grupos (cada grupo usa apenas uma bola).
Foi
utilizado o sensor de movimento da PASCO SCIENTIFIC. Este
sensor usa o software Science Workshop que permite registar em tabela e/ou em gráfico a posição em função do tempo. Usando a calculadora deste programa, pode-se calcular outras grandezas relacionadas com a posição medida pelo sensor ou com grandezas dela derivadas ( velocidade, aceleração). Pode assim obter-se altura, energia potencial gravítica, energia cinética, energia mecânica, etc. registando-as em função do tempo.
No caso presente, a variável posição, x - distância ao sensor, foi transformada na variável altura, h - distância ao solo, obtendo-se assim quer a tabela quer o gráfico, h=f (t) ( ver Anexo 1 )
A altura inicial hi e a altura do primeiro ressalto hf foram obtidos por leitura no gráfico e/ ou na tabela para cada um dos ensaios ( no Anexo 2 encontram-se gráficos h= f(t), mostrando alguns dos ensaios realizados para cada bola ).
O traçado do gráfico, da melhor recta e respectiva equação, foi feito em
Excel.
Em substituição do sensor de movimento