Bohr
Niels Bohr (1885-1962) foi um físico dinamarquês que ficou mais conhecido por seus trabalhos sobre a estrutura atômica, recebendo inclusive o Prêmio Nobel de Física em 1922.
Bohr nasceu em Copenhague Dinamarca, em 7 de outubro de 1885, e cursou a Universidade de Copenhague
Após anos de viagens ele se mudou para Manchester a fim de fazer parte da equipe de Ernest Rutherford, sendo, portanto, seu assistente. Conta-se que Rutherford o admirava muito.
Esse gigante da ciência é mais conhecido por seu modelo atômico, que foi chamado de modelo atômico de Rutherford-Bohr.
Bohr publicou a sua teoria atômica no ano de 1913 .
Em 1912,Bohr se casou com Margrethe Norlund e teve seis filhos.
mas, infelizmente, Bohr não viveu para ver seu filho Aage Niels Bohr ser agraciado com o Prêmio Nobel de Física em 1975.
depois, de volta para Copenhague, se tornou, em 1920, diretor do Instituto de Física Teórica
Ele se transferiu mais tarde para os Estados Unidos, onde se tornou consultor do laboratório de energia atômica de Los Alamos, onde vários cientistas canalizavam seus esforços na construção da bomba atômica. Este ficou sendo conhecido como Projeto Manhattan.
Em 1940, as forças alemãs de Hitler ocuparam a Dinamarca, incluindo Copenhague, onde Bohr estava. Ele ficou exilado na Suécia, onde tomou várias iniciativas em favor de cientistas judeus perseguidos, medidas também contra a tirania de Hitler e ajudou muitos a realmente escaparem da morte
Niels Bohr voltou, então, para a Dinamarca, trabalhando como presidente da Academia de Ciências de Copenhague até a data de sua morte, em novembro de 1962, aos 77 anos, vítima de trombose.
Até o fim de sua vida, Bohr continuou lutando contra o uso de armas nucleares e, por isso, no ano de 1957, ele recebeu o Prêmio Átomos pela Paz.
O modelo atômico de Niels Bohr tentava dar continuidade ao trabalho feito por Rutherford. Para explicar os erros do modelo anterior.
Porém ele não