bobbio estado governo e sociedade resumo
Bobbio estado, governo e sociedade
1 – A democracia na teoria das formas de governo
O autor nos fala que o conceito de democracia pertence a um sistema de conceitos, que constitui a teoria das formas de governo, ele não pode ser compreendido em sua natureza específica senão em relação aos demais conceitos do sistema. Considerar o conceito de democracia como parte de um sistema mais amplo de conceitos permitem dividir o tratamento seguindo os diversos usos, esses usos são: descritivo (ou sistemático) e prescritivo (ou axiológico).
2 – O uso descritivo
Em seu uso descritivo ou sistemático, uma teoria das formas de governo resolve-se na classificação e, portanto na tipologia das formas de governo que historicamente existiram construídas à base da determinação daquilo que as une e daquilo que as diferencia numa operação não diversa da do botânico que classifica plantas ou do zoólogo que classifica animais.
3 – O uso prescritivo Em seu uso prescritivo ou axiológico, uma teoria das formas de governo comporta uma série de juízos de valor à base dos quais as várias constituições são não apenas alinhadas uma ao lado da outra, mas dispostas conforme uma ordem de preferência, segundo a qual uma é julgada boa e a outra má, uma ótima e a outra péssima, uma melhor ou menos má do que a outra e assim por diante.
4 – O uso histórico
Pode-se falar de uso histórico de uma teoria das formas de governo quando dela nos servimos não só para classificações, não só para recomendar, mas também para descrever os vários momentos sucessivos do desenvolvimento histórico considerado como uma passagem obrigatória de uma forma a outra. Quando o uso prescritivo e o uso histórico são ligados, como acontece com frequência, à descrição das diversas fases históricas resolve-se numa teoria do progresso ou do regresso, conforme esteja a forma melhor, no final ou no princípio do ciclo.
5 – A democracia dos modernos Escreve Madison: "Os dois grandes