BOBBIO, 2000
Resposta: Com fonte na polis, política está envolvida com a cidade, as pessoas, de um modo geral o publico ou tudo sociável e social. Política com sua origem na grande obra de Aristóteles, onde se viu a natureza, as divisões do estado, as várias formas de governo, arte ou ciência do governo.
Representando por séculos, o termo político, foi impregnado a indicar obras que fizeram referencia ao estado, tendo perda do significado, foi representado por outras expressões, como “doutrina do estado”, “ciência política”, “filosofia política”.
(BOBBIO, 2000. p. 159-160)
2- Qual é a diferença entre definições descritivas e prescritivas de Política?
Resposta: Definição descritiva de certo não científica seria a prática, como ato de comandar ou proibir algo, para um determinado grupo social. Diferente de prescritiva, que impõe a teoria, legislar normas válidas, também distribuir recursos de um setor para outro da sociedade.
(BOBBIO, 2000. P. 160)
3- No caso de definições prescritivas de política, reflita sobre as seguintes indagações, entre outras: Quem seleciona o fim a ser atingido? Quem define o significado desse fim? Quem decide se e quando esse fim foi alcançado?
Resposta: “Os fins que vierem a ser perseguidos por obra dos políticos são os fins considerados segundo as circunstancias preeminentes para um dado grupo social” Como disse Bobbio, um fim, de fato é resultante de uma ação de um determinado poder, sendo ele político, econômico ou social. O estado por entremeio de leis define o fim para sociedade, um exemplo é o cidadão que rouba e o fim serão as conseqüências judiciárias. Estado em dever do bem comum, tem de estar com moral à sociedade, para isso, reúne planejamento de idéias normativas tendo base na filosofia de vida das pessoas, como “uma ação para ser julgada moralmente boa deve ser cumprida com nenhum outro fim além daquele de cumprir o próprio dever”
(BOBBIO,