Atividade Curricular M1
Curso: Direito – 1 Período - Disciplina: Ciência Política –
Professor: Roberto Wöhlke
Aluno(a): Sabrina Sara da Silva Data: 14/03/2014
Atividade Curricular M1
Apresente os argumentos para cada uma das questões conforme o texto, indicando em cada resposta a devida fonte. (Autor, anos, pág). Utilize sempre os recursos de citação direta, indireta e paráfrase. (Fidelidade ao Texto proposto).
TEXTO: BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política: a filosofia política e as lições dos clássicos. 12ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000. (Cap. 3 – Política e Moral, pág 159-177; Cap. 4 Política e Direito, pág 216-237).
Questão 1: Qual é a origem etimológica da palavra “política”? E qual é o seu atual significado?
“Derivado do adjetivo de pólis (politikós), significando tudo aquilo que se refere à cidade, e portanto ao cidadão, civil, público e também sociável e social.” (BOBBIO, Norberto, 2000, p.159).
Questão 2: Qual é a diferença entre definições descritivas e prescritivas de Política?
Prescritiva: escrever a melhor conduta. Qual é o melhor modelo de pensar. (Dever).
Descritiva: o que é o ser. (Ser).
Bobbio diz (2000, p.168): “Quem considerar as tradicionais definições teleológicas de política não tardará a perceber que algumas delas não são definições descritivas, mas sim prescritivas, no sentido de que não definem o que é concretamente e normalmente a política, mas indicam como deveria ser a política para ser uma boa política; outras diferem apenas em palavras (as palavras da linguagem filosófica são com frequência internacionalmente obscuras) da definição aqui oferecida.
Questão 3: No caso de definições prescritivas de política, reflita sobre as seguintes indagações, entre outras: a) Quem seleciona o fim a ser atingido? Quem define o significado desse fim? Quem decide se e quando esse fim foi alcançado?
Com relação ao fim da política, a única coisa que se pode dizer é que, se o poder político