boate kiss
A área afetada pelo descarte de fluido de preenchimento também é considerada como AID no meio natural. Este tipo de fluido é utilizado nos oleodutos para impedir a corrosão e dano da parede interna durante o período em que permanecerá no fundo do mar, antes do início da atividade.
A Área de Influência Direta (AID) do Meio Socioeconômico foi considerada como sendo a área onde a população e as atividades econômicas locais sofrerão algum tipo de intervenção do Projeto Mexilhão. A AID é composta por cinco municípios no Estado de São Paulo: Iguape, Peruíbe, Caraguatatuba, Ilhabela e
Ubatuba e também pelo município do Rio de Janeiro.
ÁREA DE INFLUÊNCIA INDIRETA (AII) Diferentemente da Área de Influência Direta, que só considera os impactos reais do empreendimento, a AII também deve levar em consideração a área a ser atingida por um possível derramamento de condensado a partir das atividades de operação do Sistema.
Para tal, é preciso determinar o alcance de uma possível mancha de condensado. Isto é feito através de modelagens matemáticas de derramamento.
Tais modelagens são, nada mais nada menos, do que estudos matemáticos para a previsão de até onde o condensado pode chegar, no caso de um vazamento.
Assim para o meio natural (físico-biótico) a área potencialmente afetada por um derramamento de condensado envolvendo a ruptura do gasoduto abrange a região sudeste (SE) do município de Ilhabela.