BOAS PRATICAS EM GESTAO DO CONHECIMENTO E DE GESTAO DOCUMENTAL
E DE GESTÃO DOCUMENTAL
Comunidades de Práticas: uma comunidade de prática designa um grupo de pessoas que, buscando melhorar o que fazem, interagem informalmente e se unem em torno de uma mesma temática ou interesse comum.
Redes Sociais: uma rede social é uma estrutura composta por pessoas ou organizações autônomas, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham ideias, valores e objetivos comuns.
Redes Sociais Corporativas: As redes sociais corporativas se diferem fundamentalmente dos objetivos das redes sociais abertas - voltadas para o fortalecimento dos relacionamentos pessoais e organizacionais, para uma melhor aproximação do consumidor/usuário final e para dar visibilidade à organização.
Lições Aprendidas: As lições aprendidas no processo de execução dos projetos são elementos importantes da memória organizacional. São análises dos resultados do trabalho, sejam eles positivos ou negativos. O registro e o compartilhamento das lições aprendidas no processo de execução é que permitirá o aprendizado da equipe e o continuo aprimoramento da organização.
Memória Organizacional: de acordo com o Sloan School of Management do Massachusetts Institute of Technology (MIT), memória organizacional é o processo pelo qual as organizações registram e armazenam o seu conhecimento. Refere-se às informações gravadas de uma organização, que podem ser utilizadas em decisões presentes.
Um sistema de memória organizacional reúne os documentos produzidos por uma organização no exercício das suas atividades, o registro das experiências, o conhecimento de como fazer as coisas, a forma de abordar os problemas e questões. Esse sistema possibilita ainda a reutilização e compartilhamento desse conhecimento.
Storytelling ou Programas de História Oral (Narrativas): Storytelling é uma maneira de utilizar narrativas para compartilhar informações, conhecimentos e experiência. na área de Gestão do Conhecimento, Storytelling