BOAS PRATICAS DE FABRICAÇÃO
FABRICAÇÃO E MANIPULAÇÃO
1. Introdução
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) possibilitam a implantação de um sistema que tem por objetivo a produção livre de contaminação física, química ou microbiológica.
Portanto, as normas de Boas Práticas de Fabricação e Manipulação são uma ferramenta de extrema importância, pois definem os métodos que determinam todas as etapas das atividades de fabricação de um produto, envolvendo a participação das pessoas, o processo de produção, as condições de uso dos equipamentos, as matérias primas, os materiais de embalagem, a manutenção, a segurança e a proteção ambiental, o armazenamento dos materiais e produtos, assim como sua expedição, distribuição e transporte. 2. Objetivo
O objetivo deste manual é divulgar e orientar quanto às normas de BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E MANIPULAÇÃO a serem seguidas na produção fazendo com que todos os envolvidos as conheçam, entendam, cumpram e as torne um hábito diário, assegurando, deste modo, que os nossos produtos cheguem aos clientes e consumidores com qualidade, e livres de qualquer tipo de contaminação.
3. ÂMBITO DE APLICAÇÃO
Este manual aplica-se ao processo de fabricação de guardanapos e à utilização de matéria prima para sua fabricação.
Neste manual estão formulados os princípios básicos que devem constituir as normas de Boas Práticas de Fabricação e Manipulação para a indústria de
Adiantamentos, revisões e adaptações poderão ser introduzidos no futuro em conseqüência de desenvolvimentos e melhorias industriais.
As normas descritas neste manual se aplicam a produção / industrialização, armazenamento e transporte de industrializados.
A Indústria de Guardanapos Nevada deve fornecer condições para que as BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E MANIPULAÇÃO possam ser adequadamente cumpridas. A responsabilidade por certificar o cumprimento destas normas é da diretoria, gerência e chefia.
4. O glossário apresentado a seguir traz a definição de termos