Boas Práticas de Fabricacão
NUTRIÇÃO
Trabalho Técnico
Jaboatão dos Guararapes/ 2014
Boas Práticas de Fabricação
Introdução
Boas práticas de fabricação servem para garantir a qualidade dos alimentos e consequentemente, a saúde do consumidor. A partir das boas práticas, são adotados os procedimentos corretos que devem ser seguidos para a produção de refeições. Essas práticas envolvem etapas desde a compra até a higiene do manipulador. (ABREU, 2009)
A higiene é fundamental para prevenir grande parte das doenças que podem ser transmitidas através dos alimentos e que constitui um dos problemas de saúde que mais levam pessoas aos hospitais. Assim, todo cuidado deve ser tomado a fim de manter a inocuidade dos alimentos, priorizando a qualidade dos mesmos, não só nas indústrias ou pontos de venda, mas também nas residências.
Para isso, são necessários alguns cuidados e a adoção de práticas simples, porém eficazes, como por exemplo, lavar as mãos, evitar a contaminação cruzada, manter a higiene pessoal, manter sempre limpo os utensílios a serem usados e as instalações da cozinha.
Sabendo da importância da higiene na produção dos alimentos, foi escolhido com a nutricionista coordenadora, Catarina Vieira, o tema abordado com os funcionários da unidade.
O conhecimento de todas essas práticas é de fundamental importância para qualquer nível social ou faixa etária da população. Aplicações simples dessas práticas dão garantia quanto à segurança alimentar e reduzem o risco de contaminação de alimentos, diminuindo o número de casos de doenças de origem alimentar, que em casos extremos podem levar à morte.
Metodologia
Foi feita uma palestra com os funcionários das áreas da cozinha, açougue e sobremesas, onde foi passada informações sobre uso correto de EPI’s, higienização dos manipuladores, higienização do ambiente e utensílios e contaminação cruzada, explicando como deve ser feita e