boa conduta
Recife é um município e capital do estado de Pernambuco, no Brasil. Pertence à Mesorregião Metropolitana do Recife e à Microrregião do Recife. Com cerca de 218,435 km², a cidade é constituída principalmente por uma planície aluvial, distando 2 220 quilômetros de Brasília, a capital nacional.7 Segundo a estimativa mais recente divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, em 2013 o município possuía uma população de 1 599 513 habitantes.4 O município é sede da Região Metropolitana do Recife, a mais populosa área metropolitana do Norte-Nordeste e quinta do Brasil, com 3,7 milhões de habitantes, além de terceira metrópole mais densamente habitada do país, superada apenas por São Paulo e Rio de Janeiro, e quarta maior rede urbana do Brasil em população.8
História
Por volta do ano 1000, os índios tapuias que ocupavam a região da atual cidade do Recife foram expulsos para o interior do continente por povos tupis procedentes da Amazônia.
Quando os portugueses chegaram à região, no século XVI, a mesma era ocupada pelo povo tupidos caetés47 . O atual município do Recife tem sua origem intimamente ligada ao município deOlinda. No foral (carta de direitos feudais) de Olinda, concedido por Duarte Coelho em 1537, há uma referência a "Arrecife dos navios", um lugarejo habitado por mareantes e pescadores.48 O Recife permaneceu português até a independência do Brasil, com a exceção de um período de ocupação holandesa entre 1630 e 1654.
Durante os anos anteriores à invasão da Companhia das Índias Ocidentais, o povoado do Recife existiu apenas em função do porto e à sombra da sede Olinda, local que a aristocracia escolheu para residir devido à sua localização elevada, que facilitava a defesa. Ergueram-se fortificações e paliçadas em defesa do povoado e do porto do Recife, todas elas voltadas para o mar. Os temores voltavam-se para o oceano por conta dos constantes ataques ao litoral da América Portuguesa pela navegação de corso e pirataria.