Bm&f - economia
Parece ser indiscutível a importância de estudo sobre mercados financeiros e as diversas modalidades que abrangem o mercado global, diante das disponibilidades de aplicação e captação de recursos, entre os quais se destacam os derivativos. Tal situação implica conhecimentos, com infinitas particularidades, para atuar de modo a obter sucesso no mercado de capitais.
A contabilidade, cuja finalidade é gerar informações que possibilitem satisfazer as necessidades e de manter bem informados seus usuários e clientes, procurando assim evoluir constantemente para enfrentar este desafio. Para tanto, os profissionais que lidam com derivativos precisam obter respostas adequadas para tomarem suas decisões, devem estar alicerçados em informações corretas, as quais a contabilidade deve ter condições de gerar dados úteis para os mesmos.
Para o investidor comum, a realização de algumas operações requer uma sofisticação que ele só consegue, em geral, por meio de fundos de investimentos chamados "fundos derivativos". O mercado de derivativos abrange um amplo leque de operações que estão sempre inseridas nos mercados a termo, de futuros ou de opções. Em qualquer um deles, o investidor pode negociar tanto commodities quanto ativos financeiro, como taxas de juro, índices de mercado etc.,
O risco do mercado de derivativos reflete sempre os riscos do mercado à vista, que podem ser potencializados de acordo com a operação realizada.
Se o investidor não precisar utilizar sua "apólice" de seguro, perderá apenas o prêmio pago para a contratação deste "serviço". Caso ocorra algum "incidente", estará protegido. No mercado de derivativos, a forma de limitar perdas é travando um preço para o ativo. Assim, seja qual for o andamento dos preços dos ativos no mercado à vista, o investidor tem a garantia de determinando preço para esses mesmo ativos em certa data futura.
O risco de investir no agronegócio dependerá