Bls - suporte básico de vida
BLS - Suporte Básico de Vida
Sinais clínicos de uma parada cardiorespiratória (PCR): • Inconsciência; • Ausência de movimentos respiratórios; • Ausência de pulsos em grandes artérias (femoral e carótidas) ou ausência de sinais de circulação.
Passos:
• Chamar por ajuda; • Verificação de Pulso: A detecção do pulso pode ser difícil mesmo para provedores experientes, principalmente quando a pressão arterial está muito baixa. Quando for executada, a checagem do pulso não pode levar mais que 10 segundos.
[pic]
A seqüência para atendimento recomendada para um socorrista que atua sozinho foi modificada (2010). Agora a recomendação é que ele inicie as compressões torácicas antes da ventilação de resgate.
A antiga seqüência A-B-C (vias Aéreas - Boa ventilação - Compressão Torácica) agora é C-A-B. A seqüência A-B-C permanece para o cuidado neonatal, pois quase sempre a causa de PCR nos recém-nascidos é asfixia.
A recomendação referente à relação compressão-ventilação de 30:2 para um único socorrista de adultos, crianças e bebês (excluindo-se recém-nascidos);
Frequência de compressão mínima de 100/minuto (em vez de aproximadamente 100/minuto, como era antes);
Profundidade de compressão mínima de 5 cm em adultos;
Retorno total do tórax após cada compressão;
Minimização das interrupções nas compressões torácicas;
Evitar excesso de ventilação;
Massagem Cardíaca / Respiração de Resgate
[pic][pic]
Desfibrilação:
A Desfibrilação é o uso terapêutico do choque elétrico de corrente elétrica contínua, com grande amplitude e curta duração, aplicado no tórax ou diretamente sobre o miocárdio. Durante uma atividade elétrica irregular, a desfibrilação despolariza todas as células cardíacas, permitindo o reinício do ciclo cardíaco normal, de forma organizada em todo o miocárdio.
Importância da desfibrilação: Nos casos de parada cardíaca súbita, o ritmo mais freqüentemente observado