Blocos Econômicos
Blocos Econômicos
Nome: Leonardo R.
Turma: 2°E
Professora: Terezinha
Matéria: Geografia
Introdução
Neste Trabalho vou falar sobre os blocos econômicos mundiais, como surgiram, sua história, a importância, os países, o PIB e as relações comerciais entre eles.
Desenvolvimento
Os blocos econômicos são um tipo de acordo intergovernamental, muitas vezes parte de uma organização intergovernamental, onde barreiras ao comercio são reduzidas ou eliminadas entre os estados participantes.
História
O primeiro bloco do qual se tem notícia foi organizado nos fins da Segunda Guerra Mundial e foi integrado por Bélgica, Holanda e Luxemburgo. A chamada BENELUX acabou trazendo vantagens e foi capaz de atrair novos países europeus ao longo do tempo. Com a adesão de Itália, Alemanha e França, esse primeiro bloco econômico europeu deu origem à CEE, sigla que designou a Comunidade Econômica Europeia. No ano de 1992, o crescimento da referida comunidade acabou dando origem à União Europeia.
No ano de 1988, foi criada uma zona de livre comércio integrada por Estados Unidos, Canadá e México que levou o nome de NAFTA. Ainda no continente americano, Bolívia, Peru, Equador, Peru e Venezuela formaram o chamado Pacto Andino. Na América do Sul, Brasil, Argentina e Uruguai organizaram o Mercosul. Chegando ao mundo oriental, a formação de blocos econômicos foi marcada pela constituição da Apec – composta inicialmente por Japão, China, Coreia do Sul, Tigres Asiáticos, Peru, Chile, Rússia, EUA, México e Canadá. Os principais blocos
A APEC - Asia and Pacific Economical Cooperation (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) – surgiu em 1983 como opção para a criação de uma zona livre de comércio entre os 20 países membros