Blocos Econômicos
A Conferência de Bretton Woods, que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, levou em pauta diversas questões, entre elas a necessidade de estabelecer novas regras para o comércio internacional. Foram criados vários acordos provisórios entre os anos de 1948 e 1995, até que, em 1995, criou - se em Genebra (Suíça), a OMC (Organização Mundial do Comércio), que regulamenta as relações comerciais multilaterais entre os países.
“A OMC (...) tem como principais objetivos: Tornar o comércio mundial acessível a todas as nações mercantis;
Funcionar como um foro, onde os países negociem acordos comerciais e resolvam suas diferenças no mercado mundial;
Regulamentar e aplicar um conjunto de regras ao comércio mundial multilateral. ”
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves e Rigolin, Tércio Barbosa. Tudo é Geografia - 9º ano. Ed.Ática. P.68.
OS BLOCOS ECON ÔMICOS E A OMC
São instituições diferentes e, segundo a OMC,
“a formação dos blocos favorece o livre- comércio, mas eles oferecem regalias e privilégios para os seus países- membros. Apesar disso, a OMC pretende que a criação de blocos seja um aliado para um comércio cada vez mais aberto, já que o comércio regional (intrablocos) deve complementar, e não ameaçar o funcionamento multilateral das atividades comerciais.”.
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves e Rigolin, Tércio Barbosa. Tudo é Geografia - 9º ano. Ed.Ática. P. 70 .
GRAUS DE INTEGRAÇÃO
Zona de livre- comércio: há livre circulação de mercadorias e capitais;
União aduaneira: há livre circulação de mercadorias e capitais; é utilizada a TEC (tarifa externa comum) para países fora do bloco.
Mercado Comum: há livre circulação de mercadorias e capitais; é utilizada a TEC (tarifa externa comum) para países fora do bloco; há livre circulação de pessoas e a padronização da legislação econômica, trabalhista, fiscal e ambiental.
União econômica monetária: Adoção de uma moeda única pelos países