roteiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIENCIAS DA EDUCAÇÃO “PROF. MARIANO DA SILVA NETO”
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO DOCENTE FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Filosofia da Educação – período letivo: 2014/1
PROFESSOR: Ariosto Moura
ROTEIRO DE ESTUDO EM GRUPO
1. O mundo grego no século IV a. C. era marcado por uma estrutura de cidades-Estado dispersas pelo território helênico. Essa fragmentação política levou os filósofos a procurarem estabelecer uma idéia sobre as formas de governo que fossem as mais adequadas. Entre essas idéias, pode-se destacar:
a) a democracia racional, defendida por Demócrito.
b) a oligarquia comercial, defendida por Sócrates.
c) o governo de filósofos, defendido por Platão.
d) a aristocracia rural, defendida por Heráclito.
2. Em seu diálogo A República, Platão descreve na célebre "Alegoria da Caverna" a situação de homens aprisionados desde a infância no fundo de uma caverna e de tal forma que só podem olhar para uma parede em frente sobre a qual se projetam as sombras de bonecos colocados atrás destes homens. Um destes homens se liberta, sai da caverna e aos poucos se acostuma com a luminosidade externa, começa a distinguir as coisas e por fim descobre o Sol como a fonte da luz. Ele se dá conta, então, da ilusão representada pelas sombras que ele e os outros tomavam como realidade. Exultante com sua descoberta, ele retorna à caverna para relatar sua experiência, que é assim narrada por Sócrates: Suponha que esse homem volte à caverna e retome o seu antigo lugar.
Platão parece estar descrevendo a situação do "filósofo" quando este pretende esclarecer os demais seres humanos sobre o que ele pensa ser a verdade. A partir desta narrativa de Platão, discorra sobre qual o papel da "filosofia" no mundo contemporâneo.
3. Leia o texto de Platão a seguir:
Logo, desde o nascimento, tanto os homens como os animais têm o poder de captar as Impressões que