Blocos Econômicos Internacionais
UNIÃO EUROPÉIA
Oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht. Os países integrantes são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária. Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia. Macedônia, Cróacia e Turquia encontram-se em fase de negociação. Estes países são politicamente democráticos, com um Estado de direito em vigor. Tem como objetivo :
Promover a unidade política e econômica da Europa; Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus; Melhorar as condições de livre comércio entre os países membros; Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões; Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento; Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.
NAFTA bloco econômico formado por Estados Unidos, Canadá e México. Foi ratificado em 1993, entrando em funcionamento no dia 1º de janeiro de 1994. Objetivos :
Garantir aos países participantes uma situação de livre comércio, derrubando as barreiras alfandegárias, facilitando o comércio de mercadorias entre os países membros; Reduzir os custos comerciais entre os países membros; Ajustar a economia dos países membros, para ganhar competitividade no cenário de globalização econômica; Aumentar as exportações de mercadorias e serviços entre os países membros;
PACTO ANDINO - COMUNIDADE ANDINA DE NAÇÕES
A Pacto Andino, atualmente chamado de Comunidade Andina de Nações, é um bloco econômico da América do Sul composto por quatro nações. Foi fundado em 26 de maio de 1969. A sede deste bloco econômico fica na cidade de Lima (capital do Peru). Fazem parte deste bloco econômico os seguintes países: Bolívia, Peru, Equador e Colômbia. Seus objetivos são : Garantir a livre circulação de pessoas dos países membros