Blocos Econômicos e Organizações Internacionais
Os blocos econômicos são um tipo de acordo intergovernamental, muitas vezes parte de uma organização intergovernamental, onde barreiras ao comércio são reduzidas ou eliminadas entre os Estados participantes.
Os blocos econômicos são formados para reduzir ou eliminar as tarifas alfandegárias, intensificando, assim, a importação e exportação de produtos.
Blocos Econômicos e Organizações Internacionais ficam responsáveis por discutir e resolver as mais variadas questões econômicas, falando de forma global ou centralizada, dependendo do bloco econômico. O primeiro bloco econômico foi criado na Europa, em 1956.
Podemos dizer que os blocos econômicos é uma espécie de governo mundial que age sobre os governos nacionais para que a economia de um determinado país, não influencie diretamente ou indiretamente outro país prejudicando-o.
As Organizações Internacionais são associações de sujeitos de Direito Internacional, ou seja, constituídas por Estados. Decorrem do crescimento das relações internacionais e da cooperação necessária entre as nações.
As organizações internacionais passaram a ter maior relevância a partir da criação da Liga das Nações.
Estas organizações têm como objetivo diversas questões, tais como: obtenção ou manutenção de paz, resolução de conflitos armados, desenvolvimento econômico e social.
Principais Organizações Internacionais:
ONU (Organização das Nações Unidas)Fundada em 1945 é a maior organização internacional do mundo. Tem como objetivos principais a manutenção da paz mundial, respeito aos direitos humanos e o progresso social da humanidade.
OEA (Organização dos Estados Americanos)Fundada em 1948, conta com a participação de 35 nações do continente americano. Tem como objetivos principais a integração econômica, a segurança (combate ao terrorismo, tráfico de drogas e armas), combate a corrupção e o fortalecimento da democracia no continente.
OMC (Organização Mundial do Comércio)Fundada