Blocos economicos
Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros.
O que são Blocos Econômicos?
São associações de países, em geral de uma mesma região geográfica que estabelece relações comerciais privilegiadas entre si e atuam de forma conjunta no mercado internacional. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.
Em outras palavras, blocos econômicos são reuniões, agrupamentos de países que têm como objetivo a integração econômica e social.
Uma crise no México, como a de 1994, afeta os Estados Unidos e o Canadá – os outros países membros do Acordo de Livre Comércio da América da Norte (NAFTA), por exemplo.
Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.
Muitos países, com o intuito de se fortalecer economicamente, unem-se para alcançar mercados e verticalizar a sua participação e influência comercial no mundo. A criação de blocos econômicos estreitou as relações econômicas, financeiras e comerciais entre os países que compõem um determinado bloco econômico.
No plano mundial, as relações comerciais são reguladas pela Organização Mundial do Comércio (OMC), que substitui o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT), criado em 1947.
Tipos de blocos econômicos:
Os blocos econômicos classificam-se em zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária. Na zona de livre