Blocos Comerciais
1. Zona de Livre Comércio
Eliminação progressiva dos gravames sobre os produtos dos países envolvidos. Cada país possui liberdade para administrar sua própria política comercial com outros países fora do acordo.
2. União Aduaneira
Além da eliminação progressiva dos gravames os países membros passam a adotar uma política comercial uniforme em relação aos países fora do acordo. Adoção de uma TEC.
3. Mercado Comum
Forma mais elevada de integração que a anterior. Além da eliminação das restrições sobre os produtos são abolidas restrições aos fatores de produção.
4. União Econômica
Além da etapa anterior procura-se uma harmonização das políticas econômicas nacionais.
5. Integração Econômica Total
Adota-se a moeda única e política monetária, fiscal, social e anticíclica uniforme.
Associação Latino-Americana de Integração – Aladi
A Associação Latino-Americana de Integração – ALADI foi instituída pelo Tratado de Montevidéu, em 12.08.80, para dar continuidade ao processo de integração econômica iniciado em 1960 pela Associação Latino-Americana de Livre Comércio – ALALC. Este processo visa à implantação, de forma gradual e progressiva, de um mercado comum latino-americano, caracterizado principalmente pela adoção de preferências tarifárias e pela eliminação de restrições não-tarifárias.
A ALADI reúne doze países classificados em três categorias, de acordo com as características econômico-estruturais:
De Menor Desenvolvimento Econômico Relativo - PMDER:
Bolívia
Equador
Paraguai
De Desenvolvimento Intermediário - PDI:
Chile
Colômbia
Peru
Uruguai
Venezuela
Cuba
Demais países:
Argentina
Brasil
México
Tipos de Acordo no Âmbito da ALADI
A integração dos países da ALADI vem sendo efetivada por meio de uma série de Acordos firmados entre seus membros. Esses Acordos visam a redução e eliminação de barreiras tarifárias e não-tarifárias. Conforme os objetivos firmados em determinada negociação, os Acordos podem ser assim