bloco vedaçao
Procedimento 1
Análise de características visuais
Produto
Tijolo de vedação
Fabricante
Cerâmica Braz
Data
Foram recolhidos 13 tijolos para a análise, em que foram observadas as características visuais da amostra, como trincas, rachaduras, deformações, quebras e outras anomalias que impeçam o seu emprego. Segundo a norma, um total de 5 tijolos defeituosos em cada amostragem de 13 unidades já desaprova o lote. Porém, o fabricante pode entrar em acordo com o comprador e se comprometer a repor os tijolos defeituosos, aceitando-se ,então , o lote.
Outro aspecto visual analisado foi a gravação da identidade da empresa fabricante e das dimensões do bloco, em baixo relevo ou reentrância, com caracteres de no mínimo 5 mm de altura da face externa do bloco cerâmico de vedação.
Segundo a norma ABNT NBR 12570-1, é obrigatório que todos os tijolos possuam o nome do fabricante.
RESULTADOS
Nenhuma das peças analisadas possuía qualquer identificação, como nome do fabricante ou medida, sendo impossível a sua identificação caso não se soubesse a procedência do material.Assim como também não possuía nenhum defeito que impedisse o teu uso, como trincas e deformação.
Portanto, no quesito visual, os tijolos já são considerados reprovados .
2
PROCEDIMENTO 2
Procedimento 2
Análise geometria – Dimensões
Produto
Tijolo de vedação
Fabricante
Cerâmica Braz
Data
Antes de começar o processo, foram retiradas todas as rebarbas das amostras, os blocos foram limpos e identificados.
Foram feitos os ensaios com amostras de tijolos para determinar as dimensões efetivas, obtendo-se os valores de largura (L), comprimento (C) e altura (H) dos blocos, e assim calcular a variação dimensional, ou diferença entre os valores das dimensões de fabricação e efetiva, obtida de medições individuais, segundo a ABNT NBR 15270-3. O tijolo foi comprado como sendo de dimensões 90x190x290 mm.
Segundo a norma ABNT NBR 15270-1, a tolerância dimensional