conclusão pet no bloco de concreto de vedação
Esse trabalho teve como objetivo avaliar a possibilidade da adição de materiais polímeros como parte dos agregados na produção de concreto com o intuído de usá-los como bloco de vedação entre outras aplicações.
Os materiais poliméricos adicionados ao concreto proporcionaram modificações nas propriedades do material bem com sua resistência e utilização. Os resultados obtidos nos ensaios mostram que a adição de polímero modificaram o resultado da resistência em relação ao concreto com polímeros de diferente tipos, como madeira, EPS e concreto simples
Na análise do resultado individual de cada corpo de prova, nota-se uma diferença ente as resistência, mínima e máxima que variaram entre 6.9Mpa e 11.2 Mpa. Isso provavelmente se deu porque alguns corpos de entortaram durante a secagem fazendo com que a área de apoio fosse reduzida influenciando na resistência. A substituição de agregados minerais por resíduos de PET reduziu a resistência em relação ao concreto padrão sem adição de polímeros sem dúvida, está relacionada interação química entre o polímero e a matriz cimentícia e a porosidade residual gerada. Considerando os resultados obtidos, com relação à resistência mecânica, os traços obtidos com a substituição de agregados minerais por resíduos de PET podem ser aplicados na Indústria da Construção Civil para a fabricação de blocos estruturais, Classe A conforme NBR 6136/07 e NBR 12.118/11,Classe B conforme NBR 6136/07 e NBR 12.118/11,Classe C conforme NBR 6136/07 e NBR 12.118/11, Classe D conforme NBR 6136/07 e NBR 12.118/11.
Considerando os parâmetros analisados conforme o estudo o concreto com a adição de resíduos pet nos leva a conclusão que este também poderá ser utilizado em: alvenaria interna de fechamento, capas para lajes nervuradas, capas para lajes pré-moldadas, material de enchimento (em escadas, rebaixos de nível, base de enchimento para pisos térreos de edificações).
Com isso constatamos que a utilização de concreto com