Bleger
O autor define algumas regras ou faz indicações práticas para a execução da entrevista psicológica e também, um estudo psicológico sobre a entrevista psicológica.
Há dois tipos fundamentais de entrevista: aberto e fechado. No tipo aberto o psicólogo não se limita a fazer perguntas preestabelecidas com uma ordem também preestabelecida (como ocorre com a anamnese psiquiátrica), mas pode elaborar suas perguntas e fazer intervenções de acordo com a dinâmica adequada a cada paciente. A entrevista fechada permite que haja uma comparação sistemática de dados mais precisa que a entrevista aberta que, por sua vez, permite que se tenha uma noção mais profunda da personalidade do entrevistado.
De outro modo, podem-se distinguir as entrevistas de acordo com o beneficiário: o entrevistado, uma instituição ou mesmo aquelas que têm por objetivo colher dados para investigação científica.
A entrevista foi influenciada pela Gestalt, pela Psicanálise e pelo Behaviorismo e esta influência possibilitou aos psicólogos realizar a entrevista em condições metodológicas mais estritas, convertendo-a em um instrumento científico possuidor de rigor em sua aplicação e em seus resultados. Não é necessário nenhum dom específico para que se façam boas entrevistas, a execução de entrevistas pode ser aprendida se for estudada.
A entrevista é um campo que, embora conhecido pelo entrevistador, tem limites, possibilidades e rumos definidos pelo paciente. É impossível que em uma entrevista se tenha uma