Blaise Pascal
Por: Arthur Loreno Oliveira Santos e Roberto Rodrigues Soares
1⁰ período de Psicologia
Blaise Pascal foi um matemático, físico, filósofo, e teólogo francês do século XVII, foi criado e educado metodicamente pelo pai durante a infância. Pascal era um incansável entusiasmado em entender a natureza das coisas, sempre tentando compreender tudo que lhe chamava atenção e esta curiosidade máxima somado aos ensinamentos precoces e avançados do pai fez com que Pascal realizasse feitos impressionantes mesmo antes dos vinte anos de idade. Sua intelectualidade excessiva prejudicou sua saúde mental, isso explica a curta vida que Pascal teve, sendo que mesmo em 40 anos de vida ele deixou um legado respeitável. Suas principais obras foram: O principio de Pascal, que contribuiu no funcionamento de sistemas hidráulicos, La Pascaline, que foi a primeira calculadora mecânica do mundo, o triângulo de Pascal, ainda criou ramos na matemática como geometria projetiva e teoria probabilística, escreveu concepções filosóficas e religiosas e auxiliou Torricelli em estudos sobre a pressão atmosférica.
Suas principais idéias e pensamentos foram:
"Duas coisas instruem o homem, qualquer que seja sua natureza: O instinto e a experiência"
"A opinião é a rainha do mundo."
"O afeto ou o ódio mudam a face da justiça."
Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Blaise_Pascal http://www.mundodafilosofia.com.br/page48.html http://www.e-biografias.net/blaise_pascal/ http://www.explicatorium.com/Blaise-Pascal.php Questão
Sobre o princípio de Pascal é correto afirmar:
I - Uma variação de pressão produzida num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos pontos do líquido e as paredes do recipiente.
II - Qualquer pressão aplicada a um recipiente com líquido não é transmitida a todas partes do recipiente.
III - Auxiliou na teoria da pressão atmosférica.
IV - Serviu de base para a construção de sistemas hidráulicos automotivos.
Dentre as