Blablabla
Conceito: Os triglicérides são gorduras transportadas n circulação sanguínea em partículas denominadas lipoproteínas, com outros tipos de gorduras e determinadas proteínas. As lipoproteínas mais ricas em triglicérides são os quilomícrons e as VLDL (sigla em inglês que significa “lipoproteínas de densidade muito baixa”). Os quilomícrons são as lipoproteínas que contêm gorduras provenientes da alimentação (são formadas nos intestinos); as VLDL são lipoproteínas fabricadas pelo fígado. Quando as VLDL perdem a maior parte dos seus triglicerídeos, mas mantém o colesterol, formam-se as chamadas LDL (sigla em inglês que significa “lipoproteínas de densidade baixa”).
Função: Os triglicérides fornecem energia para o organismo. Isto pode ocorrer logo que são absorvidos da alimentação, após ser fabricados ou depois de ficar armazenados no tecido gorduroso por algum tempo.
Exemplos: Os triglicerídeos estão presentes na gordura de nossa alimentação.
COLESTEROL
Conceito: É produzido no fígado a partir de gorduras saturadas na comida. É uma substância cerosa encontrada em todo o organismo, sendo essencial para a produção dos hormônios sexuais, assim como para a reconstituição das membranas celulares.
Para circular pelo organismo, o colesterol se conjuga com proteínas especiais para formar as ‘lipoproteínas’, as quais são transportadas no sangue.
Função: Produzir certos hormônios, fazendo parte da testosterona e estrógeno, hormônios que participam da regulação do metabolismo, produz também sais biliares utilizados na digestão das gorduras. O HDL ou colesterol ‘bom’ limpa o colesterol das artérias levando-o para o fígado, onde este é removido do organismo. O LDL ou colesterol ‘ruim’ está associado com o endurecimento das artérias (aterosclerose). Isso pode levar à angina, ataque cardíaco e derrame cerebral.
Exemplos: Bacon, chantilly, ovas de peixes, biscoitos amanteigados, doces cremosos, peles de aves, camarão, queijos amarelos, carnes vermelhas