blaaa
Tecnologia da informação – HTPI 2-2A
Modelos de métodos formais
Centro de Educação e Tecnologia
Tecnologia da informação – HTPI 2-2A
Modelos de métodos formais
Fernanda Ferraz e Jackson Gonçalves
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de engenharia de software do curso de tecnologia da informação turno noturno da instituição SENAI ministrado pelo professor Gustavo Tinelli.
Sumário
Introdução 5
Conteúdo .......6-8
Opinião 9
Bibliografia 10
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é discutir o tema modelos de métodos formais.
No intuito de facilitar a compreensão, antes de adentrar no objetivo estabelecido, fez-se breve explicação a respeito dos aspectos desses métodos e suas características de forma a construir uma linha de raciocínio de fácil entendimento, discutindo a importância e aplicabilidade dos métodos formais no desenvolvimento de software, Classificação de métodos formais entre outros.
Modelos de métodos formais
Na ciência da computação e engenharia de software, métodos formais são técnicas baseadas em formalismos matemáticos para a especificação, desenvolvimento e verificação dos sistemas de softwares e hardwares. Seu uso para o desenvolvimento de software e hardware é motivado pela expectativa de que, como em outras disciplinas de engenharia, possam contribuir para a confiabilidade e robustez de um projeto executando análises matemáticas apropriadas. Entretanto, o alto custo do uso dos métodos formais faz com que, de modo geral, sejam usados apenas no desenvolvimento de sistemas de alta-integridade, nos quais há alta probabilidade de as falhas provocarem perda de vidas ou sério prejuízo
Métodos formais podem ser empregados em diversos níveis
Nível 0: Um sistema é descrito através de uma Especificação