Ponto de fuga
Orientadores (as): Prof. Carmem de Fatima
Co-orientador: Prof. Carlos
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
ANEXO A – NOME DO ANEXO 11
INTRODUÇÃO
O Ponto de fuga ou Perpectiva é o ponto localizador de uma cena ou imagem. Ao traçar uma linha horizontal e vertical, o encontro dessas linhas é onde fica o ponto de fuga, toda desenho nessa imagem deve ser convertido para o ponto de fuga. Existem quatro tipos de perspectiva, são elas: Perspectiva paralela, Perspectiva obliqua, Perspectiva aérea, Perspectiva de esgoto.
O PONTO DE FUGA
Uma vez que se pode perceber a perspectiva quando estiver observando objetos e cenas, é apropriado estudar a teoria de perspectiva, popularmente conhecida como ponto de fuga.
É o ponto localizado na linha do horizonte, pra onde todas as linhas paralelas convergem, quando vistas em perspectiva (PF). (anexo 1)
Em alguns tipos de perspectiva são necessários dois ou mais pontos de fuga. Em situações como estas poderão ter pontos tanto na linha do horizonte quanto na linha vertical do ponto de vista. Em alguns casos é possível o ponto ficar fora tanto da linha do horizonte quanto do ponto de vista.
LINHAS DE FUGA
São as linhas imaginárias que descrevem o efeito da perspectiva convergindo para o ponto de fuga (linhas convergentes pontilhadas). É o afunilamento dessas linhas em direção ao ponto que geram a sensação visual de profundidade das faces em escorço dos objetos em perspectiva. (anexo 2)
O uso dos elementos da perspectiva, em conjunto, permitem a elaboração de esquemas gráficos necessários para desenhar objetos contextualizados em ambientes ou paisagens sem distorção estrutural. Veremos a base destes recursos gráficos conhecendo sobre os diferentes tipos de visualização em perspectiva.
TIPOS DE PERSPECTIVA Dependendo da posição ou do nível visual em que um objeto esteja em relação ao observador, a sua representação em perspectiva pode ser