blaaa
Extensão universitária
A extensão universitária ou acadêmica é uma ação de uma universidade junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos. Essa ação produz um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado[1] .
É um conceito adotado pelas universidades (especialmente no Brasil)[2] que se refere ao contato imediato da comunidade interna de uma determinada instituição de ensino superior com a sua comunidade externa, em geral a sociedade à qual ela está subordinada. A ideia de extensão está associada à crença de que o conhecimento gerado pelas instituições de pesquisa deve necessariamente possuir intenções de transformar a realidade social, intervindo em suas deficiências e não se limitando apenas à formação dos alunos regulares daquela instituição.
No Brasil, a extensão é um dos pilares do ensino superior, conjuntamente com o ensino e a pesquisa, conforme dispõe o artigo 207, caput, da Constituição Federal[3] . Apesar de questionada quanto a sua eficácia[carece de fontes], deve ser valorizada, por ser uma forma de interação entre a população e a universidade [carece de fontes].
Referências
O que é extensão. Página da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, acessada em 18 de fevereiro de 2013
Plano Nacional de Extensão Universitária, página da Universidade Estadual do Norte Fluminense, acessada em 6 de julho de 2011
Constituição Federal do Brasil Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ler noutro idioma
Wikipédia ™ MóvelNormal
Conteúdo disponibilizado nos termos da CC BY-SA 3.0, salvo indicação em contrário.
Termos de