BLA BLA BLA
Descontinuidades em materiais fundidos tais como gota fria, trincas de tensão provocadas por processos de têmpera ou revenimento, descontinuidades de fabricação tais como trincas, costuras, dupla laminação, sobreposição de material ou ainda trincas provocadas pela fadiga do material ou corrosão sob tensão, podem ser facilmente detectadas pelo método de Líquido Penetrante.
O processo de ensaio se caracteriza pela utilização básica de três produtos:
Líquido Removedor, para a pré-limpeza da superfície de ensaio.
Líquido Penetrante, para penetrar nas descontinuidades abertas à superfície e formar as indicações.
Revelador, que irá evidenciar e revelar a descontinuidade.
A superfície do material recebe uma pré-limpeza com um Líquido Removedor para que haja a eliminação de sujeiras, óleos, graxas ou resíduos de materiais diversos que possam impedir a penetração do penetrante em possíveis descontinuidades que se deseje detectar.
O líquido penetrante é aplicado por pincel, pistola, em aerossol ou mesmo imersão sobre a superfície a ser ensaiada, que então age na superfície por um certo tempo denominado de tempo de penetração (tempo necessário para o Líquido Penetrante utilizar-se de seu poder de capilaridade para penetrar nas descontinuidades). Faz-se então a remoção deste penetrante da superfície por meio de lavagem com água ou remoção com solventes, sem que haja a remoção do Líquido Penetrante retido nas descontinuidades.
A aplicação de um terceiro produto denominado Revelador (substancias brancas utilizadas sob a