Biólogo
AULA: MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS OU CONTRACEPTIVOS
Qualquer outra definição para explicar o que são métodos anticoncepcionais não abrangeria sua verdadeira utilidade: eles servem para evitar uma gravidez. Não há como classificar o melhor método, pois o melhor é aquele que a mulher e seu parceiro confiam e também que não existam contra-indicações ao seu uso. Por isso é sempre bom saber quais são os métodos existentes e procurar se adequar a algum deles - sempre acompanhado de uma orientação médica.
Existe cinco métodos:
COMPORTAMENTAIS OU DE ABSTINÊNCIA PERIÓDICA: são aqueles que identificam o período fértil, para se ter relações nesse período.
Tabelinha
Método de Billings ou da ovulação
Método de temperatura Basal
Método Sinto - Térmico
BARREIRA: é aqueles que não deixam os espermatozóides subirem através do colo do útero.
Camisinha
Diafragma
Espermicidas
HORMONAIS: são aqueles que possuem substâncias que produzem algumas alterações no aparelho genital da mulher. Sua atuação é principalmente a nível de ovário, trompas, endométrio e muco.
Pílulas
Injetáveis
Anel vaginal
INTRA-UTERINOS: colocação de um aparelho que fica dentro do útero.
DIU
CIRÚRGICOS: operações que são feitas tanto no homem quanto na mulher para interromper definitivamente a capacidade reprodutiva.
Vasectomia
Ligadura de Trompas
MÉTODOS COMPORTAMENTAIS OU DE ABSTINÊNCIA PERIÓDICA:
Mecanismo de Ação: Impedem o encontro do espermatozóide com o óvulo, quando o casal evita as relações sexuais durante o período fértil da mulher.
As contra-indicações destes métodos são todas relativas a alterações no ciclo menstrual.
Vantagens: Não oneram financeiramente; Não apresentam possíveis efeitos colaterais.
Desvantagens: Sua eficácia é considerada baixa; Alteram o comportamento sexual do casal; Não oferecem proteção contra DST.
Tabelinha ou Método Ogino-Knaus
A tabelinha é conhecida também como método