Biética e aborto
CURSO DE PSICOLOGIA
QUESTÕES DE FILOSOFIA
Maringa, 2013
QUESTÕES DE FILOSOFIA
Trabalho referente á disciplina de filosofia do curso de psicologia da faculdade metropolitana de Maringá
Docente: Rodrigo Hayasi Pinto
Maringa, 2013.
1) Explique as principais diferenças entre a concepção de conhecimento, defendida por Heráclito e aquela defendida por Parmênides.
2) Em que sentido o tipo de conhecimento defendido por Sócrates é radicalmente diferente daquele defendido pelos sofistas?
3) Por que Platão valoriza mais o conhecimento inteligível do que o conhecimento sensível?
1. Percebemos ao estudar o início da filosofia na Grécia, que, os primeiros filósofos - denominados pré-socráticos -, dedicavam-se á muitas indagações a respeito de tudo. O conhecimento sempre foi um assunto que gerou preocupação entre os filósofos, entre eles: Heráclito e Parmênides.
O primeiro acreditava em um mundo que estava em contínua transformação, em constante movimento, e para Heráclito, o mundo se baseava em um "fluxo contínuo", onde nada permanece idêntico a si mesmo, mas transforma-se no seu oposto ou sua contradição. Tudo flui tudo passa. O homem também muda.
Ele usou uma metáfora, para exemplificar essa teoria; uma vela acessa: quando vemos a chama acesa, temos a impressão de que ela é sempre a mesma. Porem, estamos diante de um processo de transformação que se produz naquele instante, que é o seguinte: A cera da vela é transformada em fogo, o fogo em fumaça e a fumaça em ar. O dia transforma-s em noite, o verão vira outono, o novo sempre fica velho, o que é quente esfria e o úmido seca. Esse é o método contínuo de transformação que opera no mundo, segundo Heráclito.
Heráclito considerava a natureza ( o mundo, a realidade) um “fluxo perpétuo”, uma vasão contínua dos seres em mudança perpétua. Ele dizia