Prions e Influenza
Origens da EEB
Acredita-se que a EEB seja proveniente de uma doença similar em ovelhas denominada scrapie. Na década de 80, produtores de ração para gado (que normalmente era feita de derivados de farinha de carne e ossos de carneiros) mudaram a forma de produzir ração. De certa forma, a mudança permitiu que o agente da doença scrapie sobrevivesse ao processo de produção de ração para gado. Desta forma, o alimento contaminado foi dado ao gado, que contraiu EEB.
Na época, não se achava que a scrapie e a EEB pudessem afetar seres humanos. Sendo assim, a carne (tecido nervoso) de vacas infectadas por EEB foi vendida como alimento. Seres humanos que comeram a carne infectada (provavelmente hambúrgueres o outras carnes processadas) contraíram o agente causador de EBB e desenvolveram a nova variante da DCJ.
A encefalopatia espongiforme bovina, ou mal da vaca louca, é uma doença priônica que afeta bovinos. De evolução bastante rápida após o surgimento dos sintomas, estes animais geralmente não resistem mais do que seis meses. Dificuldade de locomoção e nervosismo são as principais manifestações observáveis.
Uma doença causada por príons cujos sintomas são semelhantes ao mal da vaca louca e que acomete indivíduos da nossa espécie chama-se doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ). Esta, transmitida por meio de transfusões de sangue, contato com instrumentos cirúrgicos contaminados, herança genética ou de surgimento esporádico; causa dificuldades de locomoção e demência progressiva, sendo muitas vezes confundida