Bitmap e Vetor
Editoração Eletrônica &
Computação Gráfica
Prof.: Marcelo Baêta
Trabalho: Bitmap & Vetor
Aluna: Stefany Helen Francisco
Matrícula: 201308084455
Disciplina: Editoração Eletrônica e Computação Gráfica
Campus: Madureira
Turno: Manhã
As diferenças entre arquivos Bitmap e Vetor
Existem duas técnicas bastante diferentes para a criação, armazenamento e processamento de imagens no computador: Bitmap e Vetor. Mas, quais as diferenças entre estes tipos de arquivos e qual a forma melhor aplica-los?
Imagens em Bitmap (Mapa de Bits)
Os gráficos de bitmap são os tipos mais comuns e são compostos de pixels coloridos. Pixels são definidos como pequenos quadradinhos, de diferentes cores que, uma vez juntos formam uma imagem. Ilustrações bitmap podem ser, por exemplo, fotos tiradas no final de semana em família. Estas imagens possuem transição de tons de forma sutil e muitas vezes são compostas por milhões de cores. A dificuldade em trabalhar com os gráficos bitmap é que, ao ampliá-los, ocorre a perda de definição e uma diminuição considerável na qualidade, pois os pixels ficam mais aparentes.
Formatos mais conhecidos: PSP, BMP, GIF, JPEG e PNG para o uso da Internet e TIFF para o uso de impressão.
Os pixels também são utilizados para exibir imagens em monitores e suas dimensões de impressão são definidas pelo DPI (dots per inch).
A quantidade de DPI de uma imagem é muito importante, imagens preparadas para impressão comercial de alta qualidade são geralmente preparadas em 300 DPI para formatos até o A3. Já para imagens muito grandes (por exemplo, o formato A1) pode ser com aproximadamente 150 DPI, por que não há necessidade de fechar arquivos com resolução superior a 300 DPI, já que uma resolução maior não ira proporcionar melhorias na qualidade de saída do impresso.
Tipos de Imagens em Bitmap
Line-art
São imagens com somente duas cores, geralmente o preto e o branco, e elas são assim, pois em alguns computadores pode-se usar