Imagem Vetorial
Diferenças entre Imagens Vetor e Bitmap vetor - vector - vetorizado - vetorização - vetorizando - bitmap - raster - rasterização - rasterizado
Este artigo tem caráter informativo, o acesso é gratuito, e é parte integrante do Curso de Design Gráfico Online e do Curso de Web Design Onlineda CiaByte. Para treinamento em competências e habilidades, se você ainda não é nosso aluno, recomendamos um dos nossos cursos interativos online, com suporte e orientação de professores (não gratuitos). Os valores são acessíveis e o retorno é VOCÊ profissionalizado(a) e certificado(a).
Imagem Vetorial x Imagem Bitmap (Raster)
Para você compreender as diferenças entre imagens vetoriais e imagens bitmaps, vamos transportar você à escola...
Lembra-se de quando você estudou ciências na escola, e lhe foi apresentado o átomo? Na verdade, você via um átomo, tampouco ele é de fato como foi descrito. Por outro lado, foi apresentado um modelo, um "faz de conta" que, apesar de não ser o átomo de verdade, permitiu que você compreendesse e pudesse trabalhar com átomos. De modo análogo, explicaremos a diferença entre imagens vetoriais e imagens bitmap, e programas que trabalham com imagens vetoriais e programas que trabalham com imagens bitmaps (mapas de bits). O que vamos exemplificar não é realidade absoluta (você precisaria de um bocado de matemática), mas demonstra claramente a diferença entre os dois sistemas.
Imagem vetorial
Como na física, onde um vetor é uma entidade definida pelos atributos direção, módulo e sentido, podemos dizer que, na comunicação visual, os vetores (imagens vetoriais) são objetos definidos, também, por seus atributos.
Assim, de modo simplificado, o objeto abaixo (imagem vetorial) poderia ser definido da seguinte maneira:
Tipo de Curva = Circunferência
Raio = 1 cm
Preenchimento = amarelo
Contorno = azul
Observe que, para guardar esse círculo, não precisamos gravar a imagem propriamente dita, que seriam os pixels (gastaria