Imagens Vetoriais e Bitmaps
Imagem Bitmap e Vetorial
Imagens Vetoriais
As imagens vetoriais não são geradas por meio da combinação de pontos de imagem, e sim criadas a partir de cálculos matemáticos executados pelo computador.
Isto significa que os arquivos que contém essas imagens armazenam somente as fórmulas matemáticas que representam formas, curvas e cores, e, portanto são muito pequenos.
Assim, um arquivo que contenha o desenho de um círculo com 1 centímetro de diâmetro terá exatamente o mesmo tamanho se o círculo tiver 20 centímetros.
São criadas em programas (softwares) como o COREL DRAW, e também no AutoCad, AdobeIllustrator, etc...
Outra vantagem é que, ao serem ampliadas, não perdem absolutamente nada em qualidade. A qualidade de impressão da imagem vetorial só depende da resolução de saída, ou seja, da própria impressora. A desvantagem das imagens vetoriais é a impossibilidade de representar imagens mais complexas e realistas com qualidade fotográfica.
As imagens vetoriais são usadas em ilustrações, desenhos, gráficos, infográficos, tabelas, etc...
Os principais formatos para salvar imagens vetoriais são: CDR, AI e EPS.
Imagens bitmaps
Bitmaps são imagens que, apresentadas no monitor, são divididas em pequenos quadradinhos, cada um contendo uma informação de cor descrita por bits, ou seja, a menor unidade de informação que um computador utiliza. Esses quadradinhos chamam-se pixels (abreviação de picture element). Quando se grava na modalidade bitmap, grava-se o conteúdo de cada pixel. Num programa que manipula bitmaps, como o Paint do Windows ou o Photoshop, você pode alterar a cor até mesmo de um único pixel!
Ao aumentar o zoom, é possível ver os quadrados individuais que formam a imagem total. O aumento do tamanho de um bitmap tem o efeito de um aumento de pixels individuais, o que faz com que as linhas e formas pareçam serrilhadas. A redução do tamanho de um