Bioética
A Bioética e a Interdisciplinaridade
Batatais
2014
1- Relacione e analise os princípios gerais estabelecidos pela Bioética Moderna.
Os princípios gerais e fundamentas da Bioética foram criados por uma Comissão americana através de um relatório que foi chamado de “ Relatório Belmont “ que teve a finalidade de orientar a Biomedicina e as ciências de conduta em pesquisas futuras, são eles:
a) Beneficiência/Maleficiência – trata-se de fazer o bem e evitar o mal, reconhecendo a dignidade do indivíduo e considerá-lo em sua totalidade (todas as dimensões), visando oferecer um melhor tratamento/atendimento tanto no que diz respeito à técnica quando ao reconhecimento das necessidades físicas, psicológicas e sociais.
b) Autonomia – o ser humano tem a liberdade de escolha desde que sua escolha não lesem a liberdade de terceiros.
c) Juízo – igualdade de tratamento, dar à pessoa o que lhe é devido segundo suas necessidades, independente de sua posição na sociedade.
Em resumo a estes princípios ressalta-se que: deve-se dar o devido reconhecimento do valor da pessoa , buscando fazer-lhe o bem e evitando-lhe o mal, respeitando suas escolhas e necessidades sem olhar suas condições sociais.
2- Explique a relação da Bioética com a interdisciplinaridade.
A Bioética é a ciência moderna que estuda os impactos positivos e negativos da intervenção do homem sobre a vida. Para isso houve-se a necessidade da análise de cada questão de uma maneira interdisciplinar, ou seja, a opinião de profissionais de diversas áreas (educação, direito, filosofia, sociologia, economia, teologia, psicologia, medicina entre outros...), uma vez que todos devem estar presentes nas discussões e terão uma contribuição a oferecer no tema a ser apresentado. No entanto, existem ou sempre existiram desde os tempos mais remotos, paradigmas entre os quais causam controvérsias entre estes grupos, uma