Bioética
Aluno: Renato Xavier Matos Lobão Moreira
BIODIREITO
Salvador 13 de Abril de 2012
Aluno: Renato Xavier Matos Lobão Moreira
BIODIREITO
Trabalho apresentado ao curso de Direito do Centro Universitário FIB, como pré-requisito para a avaliação parcial da AVI na disciplina, Ética e Direito.
Salvador 13 de Abril de 2012
O Biodireito é um ramo do direito público que se associa com a bioética e estuda as relações jurídicas entre o direito e os avanços tecnológico conectados a medicina e a biotecnologia que estão relacionados ao corpo e principalmente à dignidade humana motivo pelo qual a ética, a moral e o direito também alicerça essa disciplina. O Direito civil, ambiental, penal, e constitucional andam paripassu ào sistema evolutivo da biotecnologia a relação entre eles é explicita e essa associação é que nos leva a crer que fica difícil pensar a proteção do indivíduo desde a concepção, a sua morte e até a proteção de seus restos mortais
A velocidade das descobertas e dos avanços tecnológicos são a grande razão para que o direito não seja estático e que acompanhe todas as grandes evoluções e involuções sociais e técnicas principalmente quando essas ameaçam os valores mais valiosos para o homem. O avanço da tecnificação aliado a desumanização e manipulação do mercado advindo do humano é o grande desafio contemporâneo de nossas constituição e de todo nosso aparato de repressão e prevenção de inlícitos.
São inúmeros os avanços dos estudos e técnicas de caráter biológico, médico, químico, bioquímico, e suas formas sobre o organismo humano e a vida. Nessa discursão está a inseminação, artificial a reprodução assistida, melhoramentos genéticos dos alimentos, a clonagem humana, etc. O domínio humano das formas de reprodução, dos códigos genéticos animal e humano, do controle populacional, do extermínio de doenças, da prevenção e cura das epidemias é realmente o maior desafio do direito e da ética vivente.
O tema foge