Bioética e o idoso
Evolução demográfica
1950 – 2010
A estrutura etária da população brasileira em 2010 reflete as mudanças ocorridas nos parâmetros demográficos a partir da segunda metade do século XX. Houve declínio rápido dos níveis de mortalidade a partir da Segunda Guerra Mundial, seguido pela diminuição dos níveis de fecundidade, desde os anos 60.Estes dois declínios determinaram o padrão deenvelhecimento da população brasileira, com:
1. Estreitamento da base da pirâmide, em função da diminuição dos níveis de fecundidade e2. Alargamento do topo da pirâmide etária, em função da redução dos níveis de mortalidade.
Onda Jovem
Anos 70 e 90
Onda de Pessoas Idosas 40 anos depois . . .
Estreitamento da base da pirâmide etária Diminuição da participação dos menores de 15 anos de idade. Alargamento do topo da pirâmide etária Aumento da participação dos maiores de 65 anos de idade.
BIOÉTICA E O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO
A bioética é uma tomada de consciência frente às transformações históricas e sociais de nossa sociedade. Segundo Goldim (2002) as questões éticas têm despertado interesses de diversos sujeitos na sociedade, à medida que um maior número de idosos participa ativamente nos diferentes campos de prática profissional. Da qual emergem reflexões e discussões sobre a ética e a moral que cercam o idoso no seu viver em família e sociedade.As questões éticas e morais são discutidas nas diversas esferas de atenção ao idoso que envolve: - A autonomia e a tomada de decisão; - A relação profissional-idoso; - As relações familiares; - O abuso e negligência de cuidados às pessoas idosas; - A alocação dos recursos de saúde versus a idade avançada; - O morrer com dignidade;- As pesquisas que envolvem seres humanos. (GOLDIM, 2002).
Entende-se por autonomia a pessoa com plena consciência de seus atos, direitos e deveres, que seja capaz de tomar decisões em conformidade com seus objetivos, escolhas, opiniões, metas e desejos. Para tal, que seja capaz de agir