BIOÉTICA E CUIDADOS PALIATIVOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
BIOÉTICA E CUIDADOS PALIATIVOS: CONCEITOS E
CAMPO DE ATUAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CURSO DE EXTENSÃO EM BIOÉTICA
CAMPO GRANDE - 2010
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REFERENTE AO TEMA: BIOÉTICA E CUIDADOS
PALIATIVOS
A disciplina Bioética apreendida no I Curso de Bioética da Universidade Federal de
Mato Grosso do Sul, muito estimulou a curiosidade sobre esta ciência ainda jovem e que reúne de forma quase inédita na história das ciências, um grupo de profissionais com diferentes formações, melhor dizendo, uma equipe multiprofissional que atuando transdisciplinarmente encontram melhores possibilidades de pensar o impacto da tecnologia, tecnociências e pesquisas sobre o homem e o meio em que vivemos.
Reforçando a importância de uma equipe pluridisciplinar, pois seu estudo vai além da área médica, soma-se a psicologia, direito, biologia, antropologia, sociologia, ecologia, teologia, filosofia entre outras. (VIEIRA, 2006)
Especificamente neste trabalho, a intenção primeira é comentar textos de diferentes autores sobre os temas: doentes terminais, direito de morrer dignamente, cuidados paliativos e bioética.
Se fez necessário incluirmos neste artigo uma breve história da Bioética, pois através desses apontamentos poderemos encontrar mais embasamento para pensarmos na aplicabilidade dos conceitos da bioética no contexto que envolve o homem, a vida, a doença, a morte e a sociedade.
A. FUNDAMENTOS DA BIOÉTICA
Se perscrutarmos em torno de 3000 anos da história humana encontraremos na filosofia grega e na formação do cristianismo as bases éticas e religiosas dos direitos humanos. Prova disso é a formação paulatina da preponderância ou privilégio humano na natureza, derivados da representação humana como imagem e semelhança de Deus, passando-se pelo jusnaturalismo racionalista e a menção e fundamentação da dignidade da pessoa humana, impulsionada por Kant e concretizada, posteriormente, na Declaração