Bioética; termos
Muita coisa mudou de na década de 1990 para cá. Equipamentos totalmente inovadores para tratamento de doenças, cirurgias ou até mesmo para preveni-las. Alguns desses avanços são: o aparelho de ressonância magnética, a nanotecnologia, entre outros.
A Questão Ética relacionada à Informação em Saúde:
O avanço tecnológico associado à informação em saúde, contribuindo para a criação de melhorias para a gestão da saúde e facilidades para o cidadão, também traz riscos no que se refere à garantia de sua privacidade.
O Brasil pouco avançou no que se refere à criação de salvaguardas éticas e jurídicas que garantam a segurança da inviolabilidade da identificação do cidadão em qualquer base de dados existente.
(pular linha)
- Nanotecnologia:
A nanotecnologia é a capacidade de criar coisas a partir do menor possível, o princípio básico é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos, ou seja, utilizando a escala nano, usando as técnicas e ferramentas, que estão a ser desenvolvidas nos dias de hoje, para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado.
Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv (Israel), utilizaram a nanotecnologia para tratamento do câncer. Esses pesquisadores criaram uma terapia de combate ao câncer, com a função de destruir apenas as células doentes do organismo, preservando as células saudáveis.
Isso poderá reduzir os graves efeitos colaterais provocados pela quimioterapia e também ajudar muito na sua eficácia.
(pular linha)
- Ressonância magnética:
Ressonância Magnética é um exame moderno diferente da Radiografia e da Tomografia Computadorizada, pois não utiliza radiação (Raios X) e, sim, um forte campo magnético e ondas de rádio que permitem a formação de imagens. Não produz efeitos prejudiciais e permite ao médico radiologista examinar, com precisão, diferentes partes do corpo.
O exame é inofensivo e indolor. Somente crianças recém-nascidas e pacientes pouco