TRABALHO DE FILOSOFIA BIOÉTICA
A bioética é "o conhecimento de como usar o conhecimento". Ao ser essa ponte entre ciências e humanidade, a bioética tem por tarefa ensinar como usar o conhecimento no campo científico - biológico.
Fundamentos históricos
A palavra bioética surgiu recentemente.
O primeiro a usar o termo de modo documentado foi Van Rensselaer Potter, foi um bioquímico americano, engajado na luta contra o câncer.
Sua experiência com pacientes oncológicos o fez propor um saber interdisciplinar o qual denominou de Bioética.
O que é bioética?
A definição mais aceita do termo Bioética é sem duvida aquela dada pela - Enciclopédia da Bioética: “É o estudo sistemático do comportamento perspectivo a luz dos valores e princípios morais”.
No termo Bioética, bios representa o conhecimento biológico, a ciência dos sistemas viventes, enquanto ética, representa o conhecimento dos sistemas dos valores humanos.
Existem várias definições para o termo bioética, do grego bios (vida) e ética. Uma das mais completas diz que bioética é um conjunto de pesquisas, discursos e práticas, normalmente multidisciplinares, cuja finalidade é esclarecer e resolver questões éticas suscitadas pelos avanços e pela aplicação da medicina e da biologia.
Para que serve a Bioética?
A Bioética tem forte ligação com a filosofia (pois discute as questões éticas) e considera a responsabilidade moral dos cientistas em suas pesquisas e práticas.
Para Van R. Potter a finalidade da bioética é auxiliar a humanidade no sentido de participação racional, porém cautelosa no processo da evolução biológica e cultural. Bioética é a combinação de conhecimentos biológicos e valores humanos.
Afinal que trata a Bioética?
A Bioética trata dos aspectos éticos relacionados com a Vida.
Se a conduta é correta, adequada, justa – ou incorreta, inadequada e injusta -, com isso se preocupa a Bioética.
Principais razões para o seu surgimento
Abusos na utilização de animais e seres humanos em experimentos;
Surgimento acelerado de novas