A Vegetação Do Ceará
Caatinga é uma palavra indígena com significado incerto. O mais provável é que a definição original queira dizer algo como vegetação clara, ou floresta clara. Tal como presentemente utilizado, caatinga refere-se ao predominante tipo de vegetação do semi-árido que se abriga em grande parte do nordeste do Brasil.
Trata-se de um tipo de floresta de folha caduca que traz um aspecto colorido durante a estação seca, depois que as árvores perderam as suas folhas. A caatinga cobre cerca de 830.000 km quadrados no norte do Brasil e inclui partes de nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. No entanto, este termo é aplicado por falta de uma terminologia mais precisa e na ausência de uma descrição detalhada desta variada vegetação.
O Aspecto Da Caatinga
Para o observador casual, a vegetação da caatinga pode parecer uniforme em sua distribuição a partir de uma localidade e de uma região para a outra, mas de fato, existe grande variação na composição de espécies e na sua apresentação geral.
Existem algumas colinas áridas e montanhas pequenas, mas a maior parte dessa paisagem é em solo, em geral, raso, e abrange um embasamento cristalino, e os tipos de solos predominantes são os Neossolos e os Vertissolos. Estes solos são geralmente deficientes em fósforo e azoto e têm valores de pH variando de 5 a 7.
O Clima Da Vegetação Cearense
O clima é caracterizado por diferentes estações, tanto secas como úmidas. A estação seca anual dura de 6 a 11 meses, começando tipicamente no início de junho e se estendendo até dezembro. A maior parte do verão e a precipitação de queda de chuvas ocorre de dezembro a junho, devido à migração para o sul da Zona de Convergência Inter-Tropical. O movimento dessa zona é muito imprevisível e em grande parte controlada pelo sistema de pressão alta subtropical, situado sobre aquela região do Oceano Atlântico.
As secas são frequentes e, muitas