Unidades geoambientais do ceará
Na evolução natural da paisagem, os elementos que compõem exercem, entre si, influências recíprocas, significando que a dinâmica existente em cada um deles é dependente de todos os demais. Eles se combinam e interagem de várias maneiras, permitindo a formação de cenários diferenciados, as Unidades Geoambientais.
A unidade geoambiental compreende uma unidade de paisagem que tem feições mais ou menos homogêneas, ocupando uma determinada porção da superfície terrestre, e revelando um conjunto de características físicas e bióticas próprias (sendo delimitadas e compreendidas de acordo com as características geológicas, geomorfológicas, climáticas, pedológicas, hidrográficas e formações vegetais, além das potencialidades naturais e limitações de uso).
UNIDADES GEOAMBIENTAIS COSTEIRAS
*Planícies Litorâneas - representam as feições de paisagem das faixas em contado ou próximas à beira-mar, constituídas por grandes proporções de sedimentos arenosos formando as praias e dunas, intercaladas por planícies fluviomarinhas quase sempre ocupadas por manguezais. Ocorrem sob condições climáticas subúmidas e semi-áridas, compostas por areias quartzosas e solos salinos dos manguezais. Destaca-se ainda a presença de falésias e lagoas intermitentes (lagoas interdunares). As planícies litorâneas representam áreas de ecossistemas instáveis, frágeis, em geral com fortes limitações para atividades agrícolas produtivas.
*Tabuleiros Pré-Litorâneos- referem-se às feições de paisagem das superfícies planas e suavemente onduladas, modeladas em sedimentos tércio- quartenários areno-argilosos e arenosos, revestidas por vegetação de caatinga arbóreo-arbustivo. Ocorrem sob condições climáticas semi-áridas e subumidas, e de solos Podzólicos Vermelho-amarelos e Areias quartzosas de baixa fertilidade natural. A hidrografia exibe cursos d`água intermitentes e subperenes e inúmeras lagoas perenes. Essas lagoas são alimentadas tanto por águas superficiais quanto,