Dualidade Onda Particula
Luz!
O que é luz? Como ela se difere da escuridão, cientistas gregos acreditavam que o proprio olho fosse a fonte de luz.
Outros acreditavam que a luz não viam dos olhos e sim de outras fontes, mas qualquer que fosse a fonte paraceia razoavel imaginar que a luz se deslocava.
Tentaram medir o tempo em que a luz precisava para se deslocar ou prapagar, mas os cientistas não conseguiram observar a propagação da luz, de algum modo misterioso a luz aparecia em todos os lugares ao mesmo tempo, e isso permaneceu além da compreensão humana até a invenção do telescópio.
Até 1676, acreditava-se que a luz era instantânea. Naquele ano, o astrônomo dinamarquês Ole Roemer observou no telescópio que, em comparação com seus cálculos, havia um atraso de 22 minutos nos eclipses das luas de Júpiter. Roemer concluiu que o atraso correspondia ao tempo que a luz dos satélites levava para alcançar a Terra, à velocidade que estimou em 225 000 quilômetros por segundo. "Esse valor estava bem próximo do que é aceito hoje.
Pouco depois das observações de Roemer o respeitado cientista Sir Isaac Newton's, emprestou sua fama ao modelo de partícula da luz.
Modelo de partículas de Isaac Newton’s
Luz composta por particulas (ou corpusculos), que emergiam da fonte de luz, considerando que propagação da luz era retilínea. Sua velocidade aumenta quando esta passa de um meio menos denso para um meio mais denso.
Newton apresentou à Royal Society, em 1672, um estudo sobre a dispersão da luz, baseado em experimentos que fazia com prismas. Tais experimentos motivaram controvérsias no meio científico, pois naquela época a experimentação deveria ser utilizada para confirmar ou negar algum tipo de teoria. Impulsionado por esta controvérsia, pela ausência de explicação plausível para existência da sombra geométrica e também pelo fato de ser um atomista, propôs um modelo corpuscular para explicar a natureza da luz.
(Credita-se a Heron de Alexandria (século II a.C.) a Lei da