biotopos e biomas
Biótopo é o meio físico onde os seres vivos vivem e a Biocenose é o conjunto de seres vivos ou populações que ocupam uma área natural e das relações que se estabelecem entre eles. Um Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, que possuem certo nível de homogeneidade.
Principais Biomas terrestres:
Polar:
Biótopo - Zona junto aos pólos. Clima glacial, frio intenso e cortante. Longa duração do dia e das noites (seis meses cada).
Taiga:
Biótopo – Clima muito parecido com o da tundra. No Inverno as temperaturas são extremamente baixas. Só existe no hemisfério Norte. O Verão é temperado e húmido.
Deserto:
Biótopo - Regiões geralmente planas. Temperaturas muito elevadas durante o dia, descendo acentuadamente à noite - fortes amplitudes térmicas. Precipitação escassa ou nula.
Tundra:
Biótopo - O Inverno longo e frio e o Verão é breve. Temperatura quase sempre baixas. O solo está gelado durante a maior parte do ano e é, na sua maioria, constituído por pântanos.
Floresta Tropical:
Biótopo – É característica das zonas equatoriais. Temperaturas elevadas e constantes. Chuvas abundantes durante a maior parte do ano; forte intensidade da luz.
Savana:
Biótopo – São zonas predominantemente planas. As temperaturas altas, precipitação reduzida.
Floresta temperada de folha caduca:
Biótopo – Existe nas latitudes intermédias. Clima temperado. Grande humidade, temperaturas moderadas.
Pradaria:
Biótopo – Existe nos cinco continentes. As suas características são idênticas às da Savana. Podem ser designadas por Chaparral.
Principais Biomas Aquáticos
Os lagos, rios e mares constituem os biomas aquáticos. Esses biomas podem ser de água doce ou salgada. As correntes, como no caso dos rios, são denominadas águas lóticas. As águas paradas, como dos lagos e lagoas, são conhecidas como águas lênticas.
Águas