diversos
De
Biologia
Aluna: Simony Simão de Medeiros Miranda – 4º período da 3ª etapa.
Os
Biomas
Terrestres
Introdução:
Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, os quais devem possuir uma homogeneidade relativa. Trocando em miúdos, os biomas são as comunidades biológicas, ou seja, a fauna e a flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico chamado biótopo.
O termo "Bioma" é uma combinação de dua palavras gregas (bios, vida, e oma, massa ou grupo) e foi utilizado pela primeira vez em 1943 por Frederic Edward Clements, o qual o definiu como uma unidade biológica ou espaço geográfico cujas características específicas são definidas pelo macroclima, a fitofisionomia (ou seja, a morfologia da flora da região), o solo e a altitude.
Neste trabalho iremos aprender mais sobre o assunto.
Os biomas terrestres: clima e cobertura vegetal.
A Terra é formada por grandes ecossistemas que são divididos em Biosfera, Biociclo, Biocora, Bioma, dependendo de suas dimensões.
Biosfera: é o ambiente biológico onde vivem todos os seres vivos.
Biociclos: são ambientes menores dentro da Biosfera. Existem 3 tipos de Biociclos: terrestre (Epinociclo), água doce (Limnociclo) e marinho (Talassociclo).
Biocora: é uma parte do Biociclo com características próprias. Assim, no Biociclo terrestre existem quatro Biocoras: floresta, savana, campo e deserto.
Bioma: dentro da Biocora podemos encontrar regiões diferentes chamadas Biomas. Assim, na Biocora floresta podemos encontrar a floresta tropical, temperada etc.
Biociclo Terrestre ou Epinociclo
É constituído por diferentes Biomas que estão na dependência dos fatores abióticos. Isto significa que dependendo dos fatores abióticos teremos um tipo de Bioma.
Dos componentes abióticos a energia radiante recebida na Terra e o vapor d'água são fatores importantes.
Considerando-se esse dois fatores fundamentais,